Pedido de Demissão

(Direitos do Empregado)

Direitos

 

 

QUAIS OS DIREITOS NO PEDIDO DE DEMISSÃO?

O pedido de demissão é quando o próprio empregado solicita o término do contrato de trabalho.

Pedido demissão, o empregado terá direito às seguintes verbas:

Saldo de salário (dos dias trabalhados no mês);

Décimo terceiro proporcional aos meses trabalhados;

Férias vencidas e/ou proporcionais;

1/3 sobre as férias vencidas e/ou proporcionais.

Quando o empregado pede demissão, perderá o direito ao valor do aviso prévio, saque do FGTS depositado em conta, à multa de 40% sobre o FGTS e ao Seguro Desemprego.

 

COMO FAZER O PEDIDO DE DEMISSÃO?

O empregado que tem decidido em pedir demissão, terá que apresentar por escrito a solicitação, requerendo que o empregador providencie toda a documentação. Importante que o empregado entregue duas vias do pedido de demissão, uma deverá ficar com a empresa e outra deverá ser assinada confirmando o recebimento. Assim o empregado terá como comprovar que pediu demissão.

 

QUANDO PEDE DEMISSÃO PRECISA CUMPRIR AVISO PRÉVIO?

Como dito acima, a partir da data de recebimento do pedido de demissão, passa-se a contar os 30 dias de aviso prévio.

Quando a empresa demite o empregado, o empregado tem direito ao aviso prévio, seja trabalhado, seja indenizado. Portanto, quando o empregado pede demissão, a empresa também tem direito ao cumprimento do aviso prévio.

Se o empregado pedir demissão e já se desligar da empresa, terá que indenizar o aviso prévio, ou seja, a empresa poderá descontar o valor do aviso prévio no acerto.

Na carta de demissão deverá constar se o empregado irá ou não cumprir o aviso prévio.

 

QUAL PRAZO PARA PAGAMENTO DAS VERBAS RESCISÓRIAS NO PEDIDO DE DEMISSAO?

Independentemente do tipo da rescisão (pedido de demissão, demissão sem justa causa ou por justa causa) o prazo para pagamento das verbas rescisórias será sempre de 10 dias após o termino do contrato.

 

ESTAVA CUMPRINDO AVISO PRÉVIO E ARRUMEI NOVO EMPREGO, SOU OBRIGADO A CUMPRIR O RESTANTE DO AVISO?

Quando o empregado é demitido sem justa causa e durante o cumprimento do aviso prévio consegue novo emprego, apresentando um comprovante ao empregador, este deve dispensá-lo ao restante dos dias que falta, sem qualquer desconto.

Portanto, não há a mesma previsão quando o empregado pede demissão, podendo a empresa descontar, caso o emprego cesse o cumprimento do aviso prévio, mesmo com proposta de novo emprego.

Agora você já sabe um pouco mais sobre pedido de demissão. Mas caso ainda tenha dúvidas, entre em contato através dos contatos disponíveis no site. Para facilitar o atendimento, disponibilizamos ao lado nosso WhatsApp, fale com um advogado.

 

 

O que dizem nossos clientes

 

Daniele Cordeiro

Atendimento excelente, eles estão prontos para nos atender de maneira rápida e eficiente.. pode confiar.

Anna Gaspar

Super atenciosos, prestativos, éticos e profissionais! Só tenho a agradecer e parabenizar todos !

Jéssica Morêno

Ótimo Atendimento! Tiraram toda as minhas duvidas! Excelentes.

Marlon Rafael Boni

Ótimo atendimento e profissionais responsáveis, super recomendo

Nossos Diferenciais

 

100% DIGITAL

Nosso escritório possuí ferramentas capazes de viabilizar atendimento de excelência totalmente digital. Temos estrutura física, mas cada vez mais clientes tem preferido entrar em contato de forma online, com simples clique através do celular ou computador.

 

ENTREGAMOS RESULTADOS

Já são mais de 200 clientes espalhados por todo o Estado do Paraná, alguns nos demais Estados. Não medimos esforços para trazer a melhor solução para o cliente. Por esse motivo nos destacamos com avaliação de excelência pelos nossos clientes.

 

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Cada história apresentada, cada cliente atendido tem seu valor e o reconhecimento da nossa equipe. Sentimos a dor do nosso cliente, e por isso cada atendimento é individualizado e humanizado através de um profissional especialista na área.

 

ACOMPANHAMENTO INTEGRAL

Nós acompanharemos todo o processo do início ao final, buscando a melhor solução. Sempre buscando adiantar o máximo o resultado.

 

EQUIPE ESPECIALIZADA

Atuamos com equipe exclusiva e especialistas em demandas trabalhistas, trazendo uma eficiência e tranquilidade a todos nossos clientes.

 

CONTATO PELO WHATSAPP

Você poderá fazer todo acompanhamento e contactar a equipe e o profissional responsável pelo seu caso diretamente via WhatsApp.

 

Precisa de uma orientação jurídica?

Fale com a gente, podemos te ajudar!