Entenda o Motivo de Sua Empresa Precisar de Um Advogado Trabalhista

No Brasil há diversas normas trabalhistas, entre elas CLT, Convenções e Acordos Coletivos, Portarias do Ministério do Trabalho, além da Constituição Federal.
Por essas razões, um escritório especializado em direito trabalhista é fundamental para qualquer negócio, pois a empresa que trabalha de acordo com a legislação trabalhista tem muito menos riscos de sofrerem penalidades em eventuais fiscalizações como grande redução de demandas e condenações judiciais.
Entenda aqui a importância e benefícios de um suporte jurídico especializado.

Redução de Prejuízos Recorrentes
Empresas sem uma assessoria pode ter um prejuízo financeiro considerável.
Devido as diversidades de normas trabalhistas, é necessário que a empresa esteja adequada a cada uma delas, seja com relação a jornada de trabalho, horas extras, pagamentos de adicionais de periculosidade, insalubridade, salário da categoria, concessão de férias, higiene, segurança do trabalho, demissão e contratação de colaboradores, entre tantas outras.
Cada assunto desse pode ensejar um pedido diferente em uma eventual demanda judicial.
Além da possibilidade dos pagamentos das verbas ou suas diferenças, a empresa terá outros encargos, tais como custas, despesas processuais, perícias, honorários de sucumbência (ao advogado do empregado), além dos honorários advocatícios do seu advogado.
Somado a isso, tem todo o constrangimento e desgaste emocional durante o trâmite processual.
Acredite, tudo isso pode ser evitado ou reduzido consideravelmente com uma assessoria jurídica.

Assessoria é Investimento ou Gasto?
Ao contrário do que muitos acham, a contratação de um escritório de advocacia é um investimento, visto que se trata de um trabalho preventivo na orientação e introdução de práticas corretas, evitando uma série de problemas e demandas jurídicas de acordo com a necessidade de cada empresa/negócio.
Independentemente do tamanho e estilo do negócio, o empresário possui uma agenda muito atarefada entre atendimento de clientes, fornecedores, gestão, impossibilitando uma atenção maior nas relações de trabalho.
Imaginou sua empresa com um suporte jurídico, possibilitando uma redução de demandas judiciais, menos custo e mais segurança?

As reclamações trabalhistas são inevitáveis, pois há advogados inexperientes que ajuízam ações com alegações infundadas.
O ônus trabalhista geralmente é alto e o empresário deve estar atento a todos detalhes, quem já respondeu processos trabalhistas sabe exatamente o que estamos falando.
De toda forma, a empresa tem que apresentar sua defesa, e estando trabalhando de acordo com a legislação, o êxito em sua defesa é muito maior, além de possibilitar acordos judiciais mais justo e com valor reduzido.
Toda defesa trabalhista deve ser instruída de documentos que demonstrem a correta prática da empresa, evitando que ex-funcionário obtenha vantagem indevida. Sua empresa possui todos documentos de acordo com a legislação?

Porque Contratar Uma Assessoria Jurídica?
O escritório especializado em direito do trabalho não é essencial somente quando existe um processo já em andamento, essa ideia é totalmente equivocada.
Se houve o ajuizamento da reclamação trabalhista, algo anterior a ela estava errado. Como dito acima é justamente devido a isso que se faz necessário a contratação de um escritório para readequação das condutas adotadas.
A advocacia trabalhista para empresas pode ser dividida em duas formas de atuação, consultiva e contenciosa.
Na consultiva o advogado vai auxiliar a empresa na adequação de suas rotinas e questões trabalhistas do dia a dia, com informações estratégicas para que a empresa tome decisões menos onerosas e com a finalidade de evitar ou reduzir demandas judiciais, além de cumprir com as normas trabalhistas.
Já na contenciosa o advogado tem a finalidade de atuar na defesa da empresa juízo protegendo os interesses.
Sendo assim, percebe que a consultoria preventiva pode evitar grandes demandas judiciais?

O Que é Feito em Uma Consultoria Trabalhista Consultiva Preventiva?
Vamos adotar como exemplo os planos adotados pelo nosso escritório.
O primeiro passo é uma reunião com os gestores, gerentes e responsáveis pela empresa para entender toda política da empresa, dificuldades, deficiências e necessidades.
Após isso, uma reunião com o departamento de RH e Contabilidade para análise em toda documentação necessária.
Em seguida, análise das demandas judiciais anteriores com objetivo de identificar os assuntos mais discutidos, com mais condenações, bem como analisar os procedimentos adotados nas defesas, sentenças, acordos realizados apontando falhas e relatórios e a necessidade de adequações.
Por fim, apresentação de relatórios e sugestão de medidas a serem adotadas.
A consultoria preventiva elimina riscos e custos desnecessários, possibilitando que a empresa elabore um planejamento de redução de custos e segurança.

Qual o Custo Dos Serviços Prestados Por Um Escritório de Advocacia?
O custo vai variar de acordo com a necessidade de cada empresa, mas com toda certeza, será muito menor que os valores de possíveis condenações em processos trabalhistas.
A exemplo, considerando que em um único processo trabalhista a empresa é condenada em uma Reclamação Trabalhista ao pagamento de R$ 20.000,00 e que sobre esse valor pode ser condenada ao pagamento de honorários de sucumbência ao advogado do empregado entre 5% a 15%, se fizermos a conta em 10%, só de honorários ao advogado pagaria R$ 2.000,00, o que pode ser muito acima dos valores de uma consultoria.
Quer saber mais detalhes de como pode ser contratado e todo o processo completo de uma consultoria, entre em contato conosco através dos contatos disponibilizados em nosso site ou através do formulário abaixo.

Fale com o Advogado

Preencha o formulário abaixo e entre em contato com nossa equipe de advogados